Análise de 14 alimentos tradicionais na dieta brasileira revelou: 23% têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos

Uma notícia do fim do ano passado promete fazer 2020 ser um ano bastante apreensivo do ponto de vista alimentar. 

Análise de 14 alimentos tradicionais na dieta brasileira revelou: 23% têm agrotóxicos acima do limite ou proibidos

14/JAN

Motivo? No comecinho de dezembro passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou os resultados do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos (Para).

Adivinha quais foram as conclusões da avaliação?

Nada animadoras...

Resíduos de agrotóxicos – acima do limite permitido ou proibidos para cultura – foram encontrados em 23% de alimentos avaliados entre 2017 e 2018.

Usando a expressão popular...”eita, p***a!”.

Mas quais as chances reais de você ter consumido – ao longo desse tempo – justamente os “comestíveis problemáticos”? Não querendo te assustar, mas já assustando, são grandes, viu? É que foram analisadas, no total, 4.616 amostras de 14 alimentos representativos da dieta da população brasileira.

R-e-p-r-e-s-e-n-t-a-t-i-v-o-s.

Entendeu, né? Dificilmente você escapou. Dificilmente nós todos escapamos da ingestão deles.

Entre os 23% das amostras que apresentaram inconformidades, a maioria (17,3%) apresentou – exclusivamente – constatação de ingrediente ativo não permitido para a cultura (NPC).

E, para colocar mais algumas pulgas atrás da sua orelha, ainda vamos te contar que outras situações de inconformidade apresentaram identificação de ingrediente ativo em concentração acima do limite (2,3%), ingrediente ativo proibido no país (0,5%) ou amostras com mais de um tipo de inconformidade (2,9%).

Mas, afinal de contas, quai são – especificamente – esses alimentos?

A lista vamos ficar te devendo, não foi divulgada. Maass, se você pensar na palavra “representativo”, nem é difícil de imaginar, não?

Usando outro recurso de comunicação muito popular...#oremos.

 

[Fonte: UOL // Saúde]