Confira reflexões importantes para que você avance no âmbito profissional

Vamos conversar sobre profissão? Hoje vimos te contar que, mais do que ser muito bem qualificado (a) para ocupar uma posição no mercado de trabalho é essencial que você desenvolva a habilidade de refletir sobre a sua trajetória na carreira que escolheu para seguir. 

Confira reflexões importantes para que você avance no âmbito profissional

06/JAN

Eis um passo determinante para crescer na profissão.

Determinante?

Sim! Porque é a chance – como se diz por aí, “de ouro” – para avaliar quais caminhos deram certo. É a possibilidade de, em caso de necessidade, mudar de rota.

A partir disso, consultorias organizacionais oferecem outras dicas, bastante relevantes, para que a trilha laboral seja a mais proveitosa possível. E uma delas tem muito a ver com o momento do ano em que estamos. 

A orientação é que cada profissional aproveite o ano que vai findando para fazer um balanço geral da vida, ou seja, em termos de carreira e também no âmbito pessoal. O próximo passo é estabelecer metas profissionais para a próxima etapa no calendário.

Isto posto, aproveitamos para perguntar: você já pensou sobre 2020? Quais são os planos, seus projetos, para o ano que vai começar em breve?

Antes que você responda a esta pergunta, vamos te passar algumas orientações de empresas especializadas em desenvolvimento de carreira. E vamos aproveitar para te apresentar mais algumas questões.

Será que você sabe, exatamente, qual é a sua contribuição para a empresa na qual trabalha? Faça-se enxergar pelos superiores. Criar resultados é estratégia de carreira das mais importantes.

Caso a sua vaga estivesse em aberto, hoje, você seria um (a) bom (a) candidato (a) para ocupá-la? Quantifique e qualifique todas as suas realizações.

Ah, olha, tem uma outra pergunta, bem boa, para você se fazer aí: se o seu cargo simplesmente desaparecesse amanhã, você teria um plano B, uma estratégia de carreira “desenhada” aí na sua cabeça? É fundamental para que você tenha um horizonte identificado, viu?

E, por fim, de forma direta e reta, onde está, hoje, você está aprendendo?

Nem precisamos dizer que é crucial que todo profissional mantenha um compromisso – sério – com o autodesenvolvimento. Uma boa tática é se antecipar às necessidades futuras da empresa e tratar de se desenvolver para atender essas necessidades.

Então? Tudo anotado aí?

Boa sorte! 


[Fonte: carreiras.empregos.com.br]