Hoje é dia importante em nosso calendário! O Brasil celebra a alfabetização

A data celebrada, hoje, em nosso calendário é um convite para que todos nós nos lembremos do – importantíssimo – Artigo 205 da Constituição Federal de 1988. Qual o conteúdo do mencionado? E o que comemoramos hoje?

Hoje é dia importante em nosso calendário! O Brasil celebra a alfabetização

14/NOV

Segue aqui que a gente vai te explicar...

A referida cláusula de nossa Carta Magna diz que “a Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Tá, mas o que comemoramos – afinal – neste 14 de novembro?

O Dia Nacional da Alfabetização!

Este “entrosamento com as letras” não é baseado, apenas, no ato de aprender a ler e a escrever, mas, também, no efetivo desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

Passamos a celebrar a referida data em 1966, por ocasião das comemorações referentes à criação – em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402 – do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Viu? Hoje é dia importante no nosso calendário! Se puder, aproveite a data para realizar um concurso de poesia! Que tal estimular estudantes para que produzam seus próprios poemas?

Feliz Dia Nacional da Alfabetização!


[Fonte: www.calendarr.com]