Plataforma Lattes: substancial para o fomento da atividade de pesquisa no Brasil

O Currículo Lattes já ganhou contornos de padrão nacional quando se trata do registro da vida anterior e atual de estudantes e pesquisadores do país. Hoje é utilizado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Brasil.

Plataforma Lattes: substancial para o fomento da atividade de pesquisa no Brasil

14/OUT

Visto que é rico em informações e conta com crescente confiabilidade e abrangência, o Lattes tornou-se elemento substancial, por exemplo, para a análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de Ciência e Tecnologia. 

A Plataforma Lattes traz em si a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. 

Sua dimensão se estende – atualmente – não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas, também de outras agências de fomento (federais e estaduais), das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa.

A viabilização pública dos dados da Plataforma Lattes na internet confere maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam.

Além disso, fortalece o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas.

Por fim, à medida que as informações que contém são periódicas e cumulativas, o Lattes traz, em seu bojo, um papel fundamental: o de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.

 

[Fonte: http://lattes.cnpq.br/]