SPTrans: os números do transporte em São Paulo

Em 8 de março de 1995, a São Paulo Transporte S/A - SPTrans foi criada para atender às necessidades do transporte coletivo na maior cidade do Brasil: São Paulo.

SPTrans: os números do transporte em São Paulo

11/OUT

A empresa veio em substituição à Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, que teve as suas atividades operacionais transferidas à iniciativa privada.

A nova empresa surgiu para atuar na gestão do sistema de transporte público de passageiros da cidade, com o intuito de atender e promover o planejamento do sistema e a programação de linhas e frota, fiscalização, arrecadação, contratação e remuneração das empresas operadoras.

A SPTrans atua, também, na área de desenvolvimento tecnológico (com estudos e pesquisas sobre novas soluções para adaptação de combustíveis não poluentes na frota existente e outros mecanismos). O objetivo é, sempre, aperfeiçoar as condições de segurança, conforto, acessibilidade, rapidez, economia de combustível e menor impacto ambiental.

Como diretrizes, a empresa tem, por visão, a busca da excelência na gestão do transporte público e, por missão, a certificação da universalização do transporte público sustentável, ou seja, aquele que proporciona deslocamentos com regularidade, confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança.

O cenário é o mais desafiador possível, visto que a SPTrans é responsável pela gestão de um dos maiores sistemas de transporte por ônibus do mundo.

Os números não deixam dúvidas: são 24 horas por dia e sete dias por semana, promovendo o deslocamento das pessoas.

Todos os dias são transportados em torno de 10 milhões de passageiros, por meio de uma frota que compreende 14.500 coletivos cadastrados. Eles percorrem – em dias úteis – 3 milhões de quilômetros. São 74 voltas ao redor da Terra.

 Esses ônibus realizam 200mil viagens programadas nos dias uteis e estão distribuídos em 1.300 linhas, sendo que 150 delas fazem parte do Noturno – Rede de ônibus da Madrugada, das 0 à 4h.


[Fonte: http://www.sptrans.com.br]