Brasil é incluído em ação mundial que intenciona enfrentar o câncer. Porto Alegre é a primeira cidade escolhida

O City Cancer Challenge – iniciativa que busca criar uma comunidade global de cidades e alianças para planejar e implementar soluções locais no combate a tumores malignos – contará com Porto Alegre como sendo a primeira cidade brasileira a participar do projeto.

Brasil é incluído em ação mundial que intenciona enfrentar o câncer. Porto Alegre é a primeira cidade escolhida

13/SET

Lançado em 2017 pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), o desafio se propõe a abarcar a doença, regionalmente falando, desde o diagnóstico até o tratamento.

A capital gaúcha foi escolhida para ser o primeiro município brasileiro a participar da ação mundial por apresentar altos índices da doença (de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca são cerca de 7.670 casos ao ano).

Integram a iniciativa outras seis cidades: Kigali (Ruanda), Kumasi (Gana), Yangon (Mianmar), Tbilisi (Georgia), Cali (Colômbia) e Assunção (Paraguai).

A meta da conduta em Porto Alegre é conseguir reduzir a mortalidade causada pelo câncer, até 2030, em 25%.

As expectativas são as melhores, afinal, apesar do índice elevado, a capital gaúcha tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, profissionais da saúde capacitados e hospitais que são referência em combate ao câncer.

Ao todo, Porto Alegre contará com 13 frentes de trabalho, que poderão ser estendidas para hospitais públicos e privados, rede pública, universidades, profissionais da saúde, pacientes e a sociedade civil em geral.

O maior dos desafios é encontrar formas de encurtar o tempo entre o diagnóstico da doença e o acesso ao tratamento.


[Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br]