Para funcionar bem, nosso organismo precisa de hidratação adequada. O líquido existente nos alimentos ajuda, mas o que garante a boa saúde é tomar água

Pergunta direta e reta: você toma água no seu dia a dia?

Para funcionar bem, nosso organismo precisa de hidratação adequada. O líquido existente nos alimentos ajuda, mas o que garante a boa saúde é tomar água

12/ABR

Bom, se parou para pensar – muito – na regularidade com a qual ingere o líquido da vida no cotidiano já não é um bom sinal.

- Ah, mas eu ingiro água, sim. Aquele caldinho dos alimentos! Não vale? Além de tudo tem substância! – já contra-argumentou você aí.

Muito engraçadinho (a), né?

Ok, o caldinho dos alimentos é água. E das mais nutritivas. Maaassss, é obvio que não supre a nossa necessidade de água no corpo.

Vamos lá...

Para que você entenda direitinho...

Por atuar nas reações químicas do corpo, na regulação da temperatura, nos diversos processos fisiológicos e até proteger certas estruturas (como o liquor presente entre as meninges), a água é uma substância fuuuundamentaaal para o funcionamento do nosso organismo.

Não há nem como você questionar este dado. E o recomendado é tomar – no mínimo – 2,5 litros, viu? Por dia.

Por dia?

Sim senhor (a), por dia!

Tá, mas você quer falar mesmo é sobre a água proveniente dos alimentos.

Ok, ok, vamos falar dela.

Claro que uma dieta rica em alimentos com muita quantidade de água pode ajudar – e muito – na hidratação.

E já que estamos falando desse tema, vamos te contar que os alimentos que contam com mais água são os de origem vegetal. Agrião e abobrinha, por exemplo, têm cerca de 93% do líquido na constituição de seu peso. Tomate e melancia trazem, respectivamente, 95% e 92%. Já os diferentes tipos de carne apresentam em torno de 60% a 75% de água.

Quer saber quais outros alimentos contam com grande quantidade de água?

Anote aí: abacate (83%); abacaxi (88%), acerola (90%), alface (96%), arroz integral cozido (70%), bolacha de água e sal (3%), cenoura (90%), frango assado (70%), leite (91%), manga (82%), manteiga (16%), ovo (75%), peixe assado (74%), pepino (95%) e uva (81%).

Já deu para ter uma boa noção agora, não?

Tá, mas não vamos desviar do assunto!

Só 10% da água necessária para atender nossas necessidades diárias pode ser adquirida por meio dos alimentos. O que significa que...

....sim, uma alimentação rica em vegetais confere, inclusive, mais fibras ao organismo, o que faz com que o intestino funcione melhor, maaasss, para a hidratação ser totalmente perfeita e o corpo funcionar bem, a determinação é uma só: tome água!


[Fonte: Brasil Escola]