5 países do planeta podem ser considerados “santuários intocados” em termos de ecossistema. O Brasil está entre eles!

Já nos acostumamos a ver no noticiário que, nós, brasileiros, não damos a atenção necessária para a natureza que nos cerca, certo?

5 países do planeta podem ser considerados “santuários intocados” em termos de ecossistema. O Brasil está entre eles!

19/MAR

O desrespeito com o meio ambiente, inclusive, nos faz experimentar / testemunhar grandes sofrimentos toda vez que a natureza se manifesta e não nos deixa esquecer que somos ínfimos diante da força dela.

Pois é, mas se te contarmos que no primeiro mapa global de ecossistemas intactos da Terra já feito por cientistas (no caso, pesquisadores da Universidade de Queensland, na 

Austrália, em parceria com a Sociedade para a Conservação da Vida Silvestre), nós – o Brasil! – aparecemos ao lado de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Rússia como parte dos 70% de áreas terrestres e marítimas virgens, intocadas, do planeta, você acredita?

Não, né?

Mas pode acreditar, viu?

O estudo assinala como exemplos a Amazônia, a tundra e a taiga (presentes em países do Hemisfério Norte como Canadá e Estados Unidos) e regiões desérticas da Austrália.

Os cientistas envolvidos reforçaram que o que está nas mãos dos países elencados é de enorme interesse para o planeta, porém, como bem sabemos, há – atualmente – poucas ferramentas à disposição para proteger os ecossistemas virgens.

Certo, mas por que mesmo eles – os biomas intocados – são tão importantes?

De acordo com os apontamentos de alguns especialistas, essas regiões têm a função de abrigar espécies em uma abundância próxima ao natural (resguardando informações genéticas e processos ecológicos que sustentam a biodiversidade em uma escala de tempo evolutiva).


[Fonte: UOL // Ciência e Saúde]