Julio Verne não foi tão fictício assim! Pesquisa revela que, abaixo de nossos pés, vive um ecossistema com quase o dobro da área dos oceanos que conhecemos

Chega mais que agora nós vamos conversar sobre Julio Verne, ou melhor, sobre o famoso livro de ficção científica escrito pelo francês, “Viagem ao Centro da Terra”.

Julio Verne não foi tão fictício assim! Pesquisa revela que, abaixo de nossos pés, vive um ecossistema com quase o dobro da área dos oceanos que conhecemos

16/JAN

Já leu?

Sim? Não?

O livro narra as aventuras do professor Lidenbrock e de seu sobrinho – o jovem Axel – que, após decifrarem o enigma de um velho pergaminho, deparam-se com um fascinante desafio: a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato de um cientista do século XII.

A menção à obra clássica, lançada em 1864, tem por intuito contar que – bem longe da ficção e com os pés fincados na estonteante realidade – um estudo do Observatório Deep Carbon (realizado por grupo de mais de mil cientistas, de 52 países) revelou que – sim! – existe um universo, com quase o dobro do tamanho de todos os oceanos, vivendo sob os nossos pés, nas profundezas do planeta Terra.

Já imaginou?

Uau!
 
Perfurando 2,5 km no fundo do mar e recolhendo amostras de micróbios de minas no continente (e em buracos com mais de 5 km de profundidade), os estudiosos descobriram que – mesmo sob calor extremo, sem luz e com poucas opções de alimentação – existem de 15 a 23 bilhões de toneladas de microorganismos praticamente desconhecidos pela Ciência.

Como diria o outro...“mas...meniiinooo(a)!”.

“Explorar a profundidade da subsuperfície é como explorar a floresta amazônica. Há vida em toda parte, e em todos os lugares há uma imensa abundância de organismos inesperados e incomuns”, disse Mitch Sogin, do Laboratório Biológico Marinho Woods Hole.
 
E não é que as aventuras de Axel, o personagem principal da obra de Julio Verne, não são tããoo fictícias assim?

Esta você não imaginava!


[Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br]