Você sabe o que é o CNPq?

Em tempos nos quais muito se viu / ouviu a mídia falando bastante sobre decisões governamentais que implicaram no corte de verbas destinadas à pesquisa científica no país, uma sigla esteve muito presente em conversas sobre o assunto: CNPq.

Você sabe o que é o CNPq?

31/OUT

Trata-se do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado na década de 50, o CNPq tem por principais contribuições com o país o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa (e, claro, dos pesquisadores brasileiros) pela comunidade científica internacional.

Posto que o objetivo dessa agência governamental é fomentar o desenvolvimento científico no país, seu público-alvo – aquele contemplado por suas bolsas de estudo – é formado por jovens que cursam os Ensinos Médio e Superior, pessoas que já atingiram níveis mais avançados da Educação (como a pós-graduação) e, claro, interessados em atuar na seara da investigação técnico-específica.

Uma das criações – super importantes – do CNPq é o currículo Lattes. Concebido em 1999 trata-se de um componente da Plataforma Lattes que já ganhou ares de padrão nacional para fins de registro das atividades acadêmicas e profissionais realizadas pelos estudantes e pesquisadores brasileiros.

Como deu para perceber, a existência do CNPq é muito importante para o desenvolvimento do país como um todo, afinal, a evolução sempre passa pela ampliação do conhecimento. E este, para – efetivamente – ser alargado, necessita de estudo e, especialmente, da pesquisa.


[Fonte: http://www.cnpq.br/]